21/10/2021

Dia do Instrutor de Trânsito: o perfil do profissional gaúcho

Por Equipe Dornelles

Gilberto Martins Picolli  trabalhava em uma tornearia mecânica quando foi no Centro de Formação de Condutores fazer uma mudança de categoria e recebeu um convite inusitado: porque você não faz o curso de instrutor de trânsito e vem trabalhar conosco? Íris Nélida da Silveira procurava uma nova atividade após encerrar a empresa onde trabalhava com o marido. Ambos caíram meio de paraquedas na profissão, mas se apaixonaram pelo ofício e hoje são referências em suas comunidades quando o assunto é aprender a dirigir. Através dessas duas histórias, o DetranRS homenageia, nesse dia 16 de outubro, os 5 mil profissionais que atuam como instrutores teóricos e práticos de trânsito no Rio Grande do Sul.

Íris mora em São Francisco de Assis e é uma das instrutoras com mais tempo de profissão. Trabalha formando motoristas há 25 anos, desde o tempo das antigas autoescolas. Ela formou boa parte dos motoristas da cidade e é muito procurada por pessoas que têm mais dificuldade em aprender a dirigir. Com muita paciência e empatia, ela ajuda esses candidatos a vencer seus medos e conquistar a tão sonhada carteira de habilitação. Gilberto trabalha como instrutor prático em Alegrete e hoje também dá aulas no curso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) para  formar novos instrutores, no módulo Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito. Além disso, mantém um canal no YouTube (https://www.youtube.com/GilbertoPiccoliInstrutor), onde dá dicas de trânsito e direção defensiva, buscando oferecer uma formação continuada a seus alunos.

Ambos concordam que o mais gratificante de seu trabalho é a mudança que proporcionam na vida das pessoas através da habilitação. “Não é uma simples habilitação, é uma mudança importante na forma de se deslocar e de ver o mundo”, explica Gilberto, mais conhecido na cidade como Gica.

O Rio Grande do Sul tem 981 instrutores teóricos e 4053 instrutores práticos em atividade (credenciados ao DetranRS). Setenta e quatro por cento são homens e 26% mulheres. Com média de idade de 40 anos e 8,5 anos de tempo médio de profissão, os instrutores de trânsito do RS trazem muita experiência na bagagem, o que contribui para o processo de habilitação no Estado ser reconhecido como um dos mais qualificados do país.

A diretora de ensino do CFC Itapema, de São Francisco de Assis, que também coordena o curso de formação de instrutores na URI Santiago, Juliana Marin, que tem contato com estudantes de vários estados, justamente ressalta esse diferencial: “Os instrutores gaúchos têm uma postura diferente em relação a profissão, muitos já têm uma ligação com a temática e buscam uma carreira na área pra vida toda”.

Instrutores de trânsito engajados e qualificados fazem a diferença não só na vida das pessoas que eles formam, mas em toda sociedade. Um motorista bem formado e ciente de suas responsabilidades ao dirigir um carro, faz toda a diferença para a segurança no trânsito e a qualidade de vida das pessoas que trafegam de todas as formas, seja a pé, de bicicleta, de cadeira de rodas ou de qualquer outra forma. Portanto, hoje é o dia de agradecer seu instrutor.

Fonte Detran-RS